Qual a diferença entre memórias R-DIMM e U-DIMM

Falando de maneira simplificada, as memórias R-DIMM são mais caras, possuem normalmente uma performance levemente inferior em aplicações com poucos pentes (mas superior com muitos pentes na mesma placa mãe) e geram uma carga elétrica menor na placa mãe.

Falando tecnicamente, os pentes de memórias R-DIMM (R significa "registered") tem um circuito adicional que faz a ponte com a placa mãe. Na placa mãe existe um circuito chamado Controlador de Memória, quando se usa memórias U-DIMM (U significa "unregistered") esse Controlador de Memória se comunica diretamente com os chips de memória no pente. Quando usamos R-DIMM existe esse circuito intermediário entre o Controlador de Memória da placa mãe e os chips de memória.

Assim as memórias R-DIMM são usadas normalmente em aplicações onde é necessário instalar uma grande quantidade de pentes de memória na mesma placa mãe, tipicamente no caso de servidores.

É importante lembrar que a placa mãe (e o controlador de memória que vem nela) normalmente suporta apenas um dos dois tipos de memória. Normalmente uma placa mãe R-DIMM não funciona com pentes U-DIMM (mesmo que sejam poucos) e vice-versa, uma placa U-DIMM não vai funcionar com pentes de memória R-DIMM. Como tudo na vida, existe exceções e algumas placas mãe podem funcionar com ambos pentes, porém mesmo nessas placas não podemos usar R-DIMM e U-DIMM ao mesmo tempo, todos os pentes instalados nessa placa mãe tem que ser do mesmo tipo.

Para finalizar, U-DIMM ou R-DIMM não tem nada a ver com ECC ou non-ECC. Podemos ter memórias U-DIMM ECC, U-DIMM non-ECC, R-DIMM ECC e R-DIMM non-ECC, mas por conta da aplicação em servidores ser crítica, a grande maioria (se não todos) fabricantes de memória fazem as memórias R-DIMM também ECC. Para saber mais sobre as memórias ECC, acesse o artigo http://tecnologiaerede.blogspot.com/2017/07/qual-diferenca-entre-memorias-ecc-e-non.html

Na questão de performance as memórias R-DIMM consomem um ciclo a mais de clock (mas esse tempo é insignificante) e tem melhor performance quando temos mais um pente por canal de memória (que é uma característica da placa mãe).

Em resumo: verifique qual o tipo (U-DIMM ou R-DIMM) a sua placa mãe suporta e siga com ele. Se ela suportar os dois tipos e você precisar de muitos pentes de memória (e tiver verba) vá de R-DIMM.

Compartilhe você também

Se ainda ficou alguma dúvida ou tiver perguntas, deixe nos comentários abaixo que eu tenho responder o mais rápido possível.

Se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.

Para saber mais:

Comentários

Filho de Deus disse…
Eu nem sabia que existia esse negocio de u-dimm e r-dimm vim saber agora. Obg
Ever disse…
Como e a funcionalidade das memorias uddim e rddim??