terça-feira, 18 de julho de 2017

Qual a diferença entre memórias ECC e non-ECC

A memória RAM dos computadores (tanto faz se servidor, desktop ou notebook), podem sofrer erros aleatoriamente e não existe nada que os fabricantes de memória possam fazer para evitar que isso aconteça. Existem técnicas de produção e materiais que reduzem esse efeito, mas nenhuma garante 100% de proteção.

E mesmo nas melhores tecnologias, em um servidor com 128GB de memória operando 24x7 podemos ter diversos desses erros ocorrendo por semana. Muitos desses "pulos" ocorrem em áreas de memória não crítica, mas como são aleatórios as vezes atingem áreas com informações importantes e com isso temos erros, travamentos, reboots e até mesmo perda efetiva de informação.

Entra ai então as memórias ECC. Nos pentes de memória com esse recurso existe alguns componentes adicionais que são capazes de detectar e corrigir os erros mais comuns.

Então os pentes de memória ECC são mais caros que os pentes non-ECC, mas são mais seguros e dão maior estabilidade (menos reboots e problemas aleatórios). Por essa razão as memórias ECC são raras em desktops ou notebooks, mas muito comuns em servidores e equipamentos de aplicação crítica.

Para quem se interessar, existe um estudo interessante que foi patrocinado pelo Google (http://www.cs.toronto.edu/~bianca/papers/sigmetrics09.pdf) sobre a taxa de ocorrência desses erros aleatórios nos servidores do parque de máquinas deles.

ECC e R-DIMM

Não confunda memórias ECC com memória R-DIMM. Temos até um artigo sobre memórias R-DIMM x U-DIMM para quem se interessar: https://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2017/07/qual-diferenca-entre-memorias-r-dimm-e.html

Mas é importante saber que eu posso ter uma memória ECC R-DIMM ou ECC U-DIMM e também posso ter memórias non-ECC R-DIMM e non-ECC U-DIMM, ou seja, uma coisa não depende da outra. No entanto normalmente as memórias de servidor são ECC e também R-DIMM, então é muito comum vermos memórias ECC R-DIMM e non-ECC U-DIMM a ponto de as pessoas pensarem que essas duas coisas sempre andam casadas, o que não é uma obrigação, é apenas a situação mais comum em cada aplicação.

Compartilhe você também

Se ainda ficou alguma dúvida ou tiver perguntas, deixe nos comentários abaixo que eu tenho responder o mais rápido possível.

Se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.
Postar um comentário