Nem tudo são flores para o novo chip Apple M1

 Com o lançamento do novo Chip M1 (para ver os detalhes e vantagens do novo chip, acesse Apple M1 Chip), e muito tem se falado sobre as novidades e benefícios dessa tecnologia. Neste texto vamos nos focar um pouco mais no que pode ser de não-tão-bom nessa tecnologia.

O M1 está sendo apresentado pela Apple como a solução - quase que mágica - para praticamente todos os problemas de um projeto de computador pessoal (seja notebook, destkop ou smartwathc): ele tem uma ótima performance, baixo consumo de potência e altamente compacto. Isso vai permitir equipamentos menores e com maior eficiência energética.

A quantidade de artigos e vídeos sobres os benefícios é grande, então não vou entrar nesses detalhes. Vamos falar dos potências problemas que essa tecnologia pode ter.


Ganho de Escala

Quando se cria um novo chip, a grosso modo, podemos dizer que custa um bilhão de dolares fazer o primeiro, e custa dez doláres fazer o segundo... assim como todos os demais. Isso quer dizer que o maior custo de um chip é o seu desenvolvimento, depois é só ligar a máquina de fazer chips e sair produzindo.

O problema é que o custo desse desenvolvimento precisa ser distribuido ao longo da vida útil desse chip e do volume de vendas: um chip genérico, que tem aplicação em várias segmentos, vai pagar seu custo de desenvolvimento mais rápido.

O M1 é um chip dedicado a uma aplicação muito específica, vai ser dificil  a Apple conseguir um ganho de escala. Entendo que estamos falando de uma empresa com dinheiro e grande participação de mercado. Mesmo assim é uma aposta grande que a Apple está fazendo e só o tempo vai dizer se eles vão ter recursos para manter essa filosofia de desenvolvimento, com um escala menor que um chip Intel ou AMD tem.

Alta Integração

A Apple não foi a primeira a tentar colocar várias funcionalidades dentro de um único chip, a idéia não é nova, e não se usa muito por algumas boas razões:

  • dificuldade de manutenção. Se um pente de memória dá problema, você substitui apenas esse item. No caso do M1, será necessário substituir o chip inteiro (provavelmente a custo maior do que o equipamento, principalmente depois de um ou dois anos de uso).
  • dificuldade em se obter ganho de escala, como já dito no item anterior.
  • dificuldade de expansão: se for necessário uma atualização de tecnologia, todo o chip precisa ser re-escrito.
Tecnologia de 5-nanometros

Quanto menor a tecnologia, mais rápido e eficiente é um chip, porém ele também se torna mais sensíveis a uma grande quantidade de fenômenos. Ou seja, ele se torna menos confiável. Vamos ver como a tecnologia da Apple se comporta nesse item que é um desafio para qualquer fabricante de componentes.

Criptografia de Todos os Arquivos

Significa que se seu Apple der problema, você só vai conseguir recuperar seus dados, arquivos, etc. através de uma autorizada Apple, com uma infraestrutura própria para isso. Imagino que não seja algo barato nem rápido. Então, tenha sempre ativo seu backup online em tempo real dos seus dados.

Resumo

Os equipamentos com o M1 são com certeza maravilhas da tecnologia e seguramente a Apple (mais uma vez) vai ditar os caminhos para as novas tecnologias de computadores pessoais. Porém nesse jogo nem tudo é perfeito, e problemas podem aparecer no meio do caminho (como ocorre com qualquer tecnologia nova).

Comentários