Como funciona a nomenclatura (nomes) dos processadores Core Intel

As linhas de processadores Intel Core tem caracterstícas voltadas principalmente para aplicações de desktop e notebooks: alta capacidade de processamento em picos (servidores costumam trabalhar em regimes mais longos de processamento), maior eficiência energética (normalmente esse item não é tão importante para servidores, no entanto isso está mudando), processamento de video/aceleração gráfica (novamente, algo não tão importante em servidores) e tamanho mais compacto (algo que também é importante mas não costuma ser tão crítico em servidores). 


Hoje a família Intel Core é divida em i3, i5, i9 e X. A diferença entre elas (além do custo) está principalmente na quantidade de cores (que são quem faz o processamento de verdade), memória cache e threads (Afinal qual a diferença entre Core e Threads!).

Mas, além disso, que outras características podemos deduzir a partir do nome de um processador Intel Core? 

Geração

O milhar do código do processador indica a geração. Por exemplo i5-9600 é da nova geração, o i7-7700 é da sétima geraão e o i9-10900 e da décima geração. Como cada geração possui melhorias em relação a anterio, um notebook com processador i5-9600 pode ter performance melhor que outro com i7-7700.

Overclocking

Ao contrário do que muita gente pensa, o clock máximo de um processador não é fixo, e pode variar mesmo em processadores com as mesmas características. Assim, por exemplo, dois processadores i7-9700 podem chegar a clocks máximos diferentes.

Assim a Intel testa alguns processadores, separando os que atingem maiores clocks e vendendo eles com valores superiores. Assim a diferença entre um i7-9700 e um i7-9700K (Comparação i7-9700 x i7-9700K) é apenas a velocidade máxima de clock que ele deve suportar (e como clocks maiores significam maior geração de calor)

GPU

Uma das características principais das familias Intel Core é a presença de GPU integrado ao processador (Afinal qual a diferença entre CPU e GPU?). No entanto para reduzir o custo em aplicações onde não se faz necessário GPU, a Intel lança alguns modelos sem essa características, nomeados com a letra "F" no final.

Assim um i7-7700F é idêntico a um i7-7700, exceto pelo fato que i7-7700F não possui GPU.

Baixo Consumo

Para aplicações que demandam menor consumo de energia, como  notebooks e tablets (para aumentar a duração das baterias) a Intel tem as linhas especificas para essa aplicação, com a letra "T" no final, com o i7-9700T


Comentários