O que é um hypervisor?

O conceito de hipervisor (ou hypervisor) existe a muito tempo, desde a década de 70, dentro dos mainframes, que eram os grandes computadores da época (hoje em dia, um smartphone possui muito mais memória e processamento), onde era necessário compartilhar esse equipamento entre vários usuários ou serviços.

Esse conceito voltou a ganhar força no começo deste século graças à necessidade de simplificar o gerenciamento das operações nos servidores e - novamente - permitir a execução simultânea porém totalmente isolada de vários serviços.

Assim a tecnologia de virtualização de servidores é cada vez mais comum nos ambientes de redes e TI e o grande herói dessa história é novamente Hypervisor, que é uma camada de software que criar as máquinas virtuais.

Cada uma dessas máquinas virtuais roda um sistema operacional separado. É possível termos assim em um mesmo servidor virtualizado diversos sistemas operacionais rodando, que podem ser iguais ou não. Podemos reiniciar ou atualizar um sistema operacional sem afetar os demais. Com o uso de virtualização é como se tivéssemos vários servidores dentro de uma máquina, compartilhando processador, memória, disco, rede, etc.

Assim o hypervisor é o software que se instala no servidor. Depois de instalado o hypervisor o administrador pode então criar e gerenciar os diversos sub-servidores e instalar um sistema operacional em cada um.

Nesse vídeo apresentamos, de maneira bastante SIMPLES, como funciona um Hypervisor, onde ele é aplicável e quais as suas vantagens e desvantagens (quando comparado ao uso de diversos servidores físicos).


Comentários