O que é IoT

IoT (Internet of Things, Internet das Coisas) é um termo quem vem sido utilizado de maneira incorreta, e isso tem causado confusão. Como IoT é algo associado a coisas "modernas" o marketing de muitas empresas de tecnologia tem tentando associar seus produtos a esse conceito, porém o efeito ruim  dessa estratégia é confundir as pessoas.

Alguns exemplos de coisas e produtos que NÃO são IoT, mas que vem sendo anunciadas como se fossem:

  • controlar aparelhos eletro-eletrônicos (iluminação, ar-condicionado, portas, etc) via tablet ou celular. Isso é automação residência e automação predial. Ter esse tipo de controle é muito interessante e tem se tornado popular (e cada vez mais acessível), mas ainda assim não é IoT
  • poder monitorar a produção de um equipamento ou produto personalizado. O cenário é apresentado mais ou menos assim: você vai no concessionária de automóveis, escolhe e personaliza seu veículo e depois acompanha, via Internet, a sua produção. Isso também é muito interessante, porém isso e Automação Industrial.
  • poder usar Wi-Fi dentro de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô. Isso também é muito interessante e útil para os passageiros, porém é apenas acesso a Internet.
Existem vários outros exemplos de produtos e serviços sendo anunciados como Internet da Coisas ou sendo parte dessa tecnologia, porém na verdade tem pouca relação.

Então, o que é IoT?

IoT é quando as "coisas" usam a Internet para funcionar ou otimizar a sua função. Alguns exemplos de coisas que são IoT:
  • Um sistema de ar-condicionado que consulta o site previsão do tempo para saber qual a expectativa de temperatura durante o dia. Ele pode então se acomodar de acordo, criando uma sensação de conforto melhor aos usuários ao mesmo tempo economizando energia.
  • Um elevador que avisa a companhia de manutenção que alguma de suas peças está chegando no fim da sua vida útil, assim pode ser feita uma parada programada com boa antecedência. Isso se aplica a qualquer produto ou equipamento que necessite de manutenção regular, como caminhão, avião, escada rolante, etc. 
  • O sistema de controle da companhia de energia elétrica pergunta aos sistemas de automação predial de um bairro qual a previsão de consumo, para controlar melhor a oferta de energia em cada bairro.
Repare que em todos estes casos não existe a presença do ser humano. As "coisas" se falam entre si, via Internet e tomam decisões baseadas nas informação que elas trocam. 

Obviamente um prédio inteligente também será possível de ser controlado via tablet, porém não é essa a tecnologia IoT. A grande diferença entre o IoT verdadeiro e o IoT falso: no IoT verdadeiro a tecnologia é totalmente independente do humanos.

Para saber mais, assista ao nosso vídeo sobre o assunto:



Comentários