FreeNAS

A tecnologia de armazenamento de dados em rede está cada vez mais presente nas empresas e corporações de todos os tamanhos, porém essa mesma tecnologia sempre foi difícil e cara de ser estudada, ou seja, um profissional de TI que quisesse aprender mais sobre NAS tinha duas alternativas:
  • investir muito dinheiro em treinamento
  • se tornar funcionário de uma grande empresa ou corporação e conseguir fazer parte do time que cuida dessa área para, lentamente, ir aprendendo.
O FreeNAS é uma maneira de romper com essas limitações, e muito mais.

Tecnologia NAS grátis

Como o próprio nome indica, o FreeNAS é uma iniciativa Open Source que fornece uma solução de NAS. E o resultado é realmente muito bom e tem recebido ótimas avaliações.

O FreeNAS pode não ter todos os recursos das soluções SAN e NAS comerciais, porém possui uma grande quantidade de recursos e se aplica muito bem em diversas aplicações, tanto para testes como para ambiente de produção.

No caso de profissionais querendo aprender mais sobre a tecnologia, o FreeNAS fornece uma solução acessível para desbravar esse conhecimento: basta tem um computador compatível (requisitos de hardware do FreeNAS), que não tem grande exigências, e iniciativa para começar.

No caso de empresas (principalmente pequeno e médio porte) o FreeNAS é uma forma de explorar as aplicações de armazenamento em rede, sem ter que montar algo a partir do zero (por exemplo usando Windows Server ou Ubuntu diretamente) e com a segurança de estar colocando os dados em um sistema testado e confiável para essa aplicação.

O que é um Sistema Operacional de Armazenamento?

O FreeNAS é um  Storage Operating System (Sistema Operacional de Armazenamento) mas o que significa isso? Apenas quer dizer que é um sistema operacional (como o Windows ou Ubuntu) que foi simplificado e otimizado para essa aplicação.

Quando pensamos em um sistema operacional, pensamos em algo genérico, onde eu posso rodar um servidor web, e-mail ou NAS (além de milhares de outras aplicações). Isso dá muita flexibilidade, porém também tem seus problemas, principalmente porque a lista de tarefas do administrador é grande:
  • precisa escolher quais aplicações instalar
  • precisa instalar e otimizar essas aplicações
  • precisa integrar essas aplicações e mante-las funcionando
Em um sistema operacional dedicado, como o FreeNAS é para NAS, o que temos é que um grupo (os desenvolvedores do FreeNAS), já fizeram essas tarefas. Por isso lado isso limita bastante esse sistema operacional: por exemplo, não é recomendável tentar transformar um servidor FreeNAS em um servidor de e-mail. Mas por outro lado significa que todo o processo de configuração e ativação de recursos para NAS é muito mais simples.

Para saber mais

Para conhecer mais sofre o FreeNAS ou para conhecer mais sobre a tecnologia de armazenamento em rede, assista a estes vídeos abaixo.












Comentários