O que são os padrões 2.5GBase-T e 5GBase-T?

O padrão 10GBase-T tem como objetivo servir de upgrade para as redes de 1Gbps em cabos UTP. No entanto esse degrau de 1 para 10Gbps tem alguns problemas:
  • uma eletrônica ainda complexa que encarece os produtos (switches e adaptadores);
  • exige cabeamento Categoria 6a;
  • mesmo em redes com cabos certificados Categoria 6a pode haver problemas em conseguir 10Gbps em distâncias longas (100m);
  • não suporta PoE (um problema para pontos de acesso Wi-Fi que precisam mais de 1Gpbs e alimentação via cabo);
Assim foi criado um padrão intermediário (na verdade, dois padrões intermediários): 2.5GBase-T e 5GBase-T, que como o nome indica fornecem 2,5Gbps e 5Gbps. Eles possem essas especificações de disância e cabeamento:

  • 2.5 Gbit/s até 100 m em cabos Cat 5e
  • 5 Gbit/s até 100 m em cabos Cat 6
Repare que o padrão também permite chegar a 5Gbps em até 100m em alguns cabos Cat. 5e, porém não todos. Isso porque o padrão Cat. 5e não atende sozinho as necessidades do 5Gbps, porém alguns fabricantes de cabeamento tendem a superar o padrão (fornecem cabos melhores que os exigidos pelo padrão) e assim algumas redes Cat. 5e podem, eventualmente, permitir 5Gbps em distâncias de 100m

Esse padrão tem alguns nomes: IEEE 802.3bz, NBASE-T ou MGBASE-T e, fora a maior velocidade de transmissão, tem a mesma forma de instalação e operação das redes 1 gigabit, ou seja, mesmos conectores, manuseio de cabos e até mesmo os switches e placas de redes tem a mesma aparência.

Além disso o 2.5GBase-T e o 5GBase-T permitem PoE, então os fabricantes de switches podem oferecer equipamentos capazes de alimentar, por exemplo, pontos de acesso Wi-Fi. A grande vantagem (em relação ao PoE 1Gpbs para Wi-Fi) é que hoje em dias as redes 802.11ac e superior possuem taxas de transmissão efetivas perto do 500Mbps e alguns pontos de acesso possuem 2 rádios, o que significa que um cabo 1Gbps poderia se tornar um gargalo na comunicação.

Resumo

Os padrões 2.5GBase-T e 5GBase-T vieram para complementar as soluções de rede gigabit, servindo de degrau entre os padrões 1GBase-T e 10GBase-T. Já existem switches disponíveis nessas tecnologias e, pelo fato de usarem cabeamento já instalado, podem ser utilizados na sua configuração máxima imediatamente.

Comentários