O que são "canais de memória" (memory channels)?

Em um computador existem diversos componentes, entre eles a memória e processador (CPU). Para se comunicarem, existe uma conexão entre essa CPU e a memória, essa conexão é o "canal". Em uma placa mãe é posso ter apenas um canal de memória, ou posso ter vários canais.


É importante notar que isso não tem nada a ver com a quantidade de pentes de memória. Eu posso ter uma placa mãe com capacidade para 4 pentes de memória, e ter apenas 1 canal. Eu posso ter outra placa mãe e ter 4 pentes de memória e 2 canais, ou então ainda uma outra com 4 pentes e 4 canais. Mas para que servem esses canais?

O canal de memória é como se fosse uma rodovia que liga o processador com as memórias. Se eu tenho apenas um canal, tem apenas uma faixa, o que significa que o processador só consegue acessar um pente de memória de cada vez. Já se eu tiver dois canais (e dois pentes de memória) o processador vai conseguir acessar em paralelo as duas memórias, e assim obviamente ser mais rápido no processamento.

Existem também algumas informações importantes adicionais que precisamos saber, vamos lá.

Se eu tiver uma placa mãe de 2 canais, mas tiver apenas 1 pente de memória, o processador só vai conseguir fazer um acesso por vez. Assim, por exemplo, se eu tiver uma placa mãe de 2 canais e colocar 2 pentes de 8GB vou ter melhor performance do que se eu colocar apenas 1 pente de 16GB nessa mesma placa. Porém se a placa mãe tiver apenas 1 canal, não haverá diferença. Por outro lado de se eu tiver uma placa mãe de 3 canais, mas colocar 2 pentes de 8GB, vou ter apenas dois acessos ao mesmo tempo, mas ainda sim vai ser melhor do que seu eu colocar nessa placa apenas 1 pente de 16GB. Mas neste caso a melhor performance será com 3 pentes de 8GB (porque além de ter obviamente mais memória, o processador vai conseguir aproveitar todos os 3 canais).

Existe também a questão da quantidade de slots de memória. Posso ter uma placa mãe de 2 canais com 4 slots de memória. Assim o slot 1 e 3 vão estar no primeiro canal e os slots 2 e 4 vão estar no canal 2. Neste caso se eu tiver 2 pentes de memória vou ter melhor performance se eu colocar um no slot 1 e o segundo no slot 2. Se eu adicionar um terceiro pente, posso colocar tanto no slot 3 ou 4, não vai fazer diferença. No entanto se eu tiver 2 pentes e colocar nos slots 1 e 3 vou perder performance, porque coloquei eles no mesmo canal. Repare que essa associação entre slots de memória e canal pode mudar de fabricante para fabricante, ou seja, pode ser que a sua placa mãe tenha o canal 1 nos slots 1 e 2 e o canal 2 nos slots 3 e 4, assim os dois pentes precisariam ir nos slots 1 e 3 (ou 1 e 4, ou  2 e 3, ou ainda 2 e 4, tanto faz desde que cada um esteja em um canal diferente). A grande maioria dos fabricantes usa cores para indicar os slots dos pentes de memória: cores iguais, mesmo canal, então  procure sempre colocar os pentes de memória primeiro nos slots de cores diferentes.

Outro ponto importante é que a memória não sabe quanto canais a placa mãe tem. Não existe pente de memória de 1 canal ou pente de memória de 2 canais. A placa mãe (e o processador) é que tem mais ou menos canais, cada pente vai ocupar um canal.

Por último, existe a questão dos pentes de memória casados. Para melhorar a performance alguns fabricantes de memória testam a performance dos pentes e vendem em kits casados. Nesses kits o sincronismo entre os pentes é o melhor possível. Nesse caso se minha placa mãe tem dois canais vou ter a melhor performance se eu comprar um kit casado de 2 pentes. Se minha placa mãe tiver quatro canais, o ideal é eu comprar um kit de 4 pentes casados. Repare que eu não sou obrigado a usar pentes casados e, mesmo se eu usar pentes não casados o computador irá funcionar normalmente, apenas que quando usamos pentes casados dessa forma, conseguimos tirar o melhor realmente dessa tecnologia de canais de memória. Levamos essa característica ao máximo.

Em resumo, quanto mais canais de memória eu tiver na minha placa mãe (que é casada com o processador), melhor mais performance. Mas para isso preciso colocar pelo menos um pente de memória em cada canal, quanto mais pentes melhor e, de preferência, que sejam kits de pentes casados, testados de fábrica e garantidos pelo fabricante.

Compartilhe você também

Se ainda ficou alguma dúvida ou tiver perguntas, deixe nos comentários abaixo que eu tenho responder o mais rápido possível.

Se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.

Comentários

Daniel RL disse…
Informação mó util não sabia dessas parada, colocava em qualquer lugar as memorias mas, eu sempre reparava que os slots tem de cores iguais, eu procurava alguma relação
Artigo muito bom para leigos no assunto, com analogias e páh, vlw pela informação