Quando o mercado de cabeamento e TI deve voltar a reagir?

Resposta curta: provavelmente (e infelizmente) ainda deve demorar um pouco. Talvez meados de 2018.

Resposta longa:

A economia brasileira está dando sinais de recuperação, a prévia do PIB do primeiro trimestre de 2017 mostra um crescimento de 1,12% em relação ao último trimestre de 2016. Crescimento do PIB é sempre boa notícia!

No entanto também vale notar que alguns segmentos (construção civil, por exemplo) ainda está amargando tempos ruins. Isso quer dizer que alguns segmentos estão crescendo bastante, compensando os problemas enfrentados por outros. Na média temos um crescimento, mas esse crescimento não é generalizado.

E no mercado de TI e cabeamento? Ainda devemos ter muitos problemas!

A primeira questão é a base instalada, que hoje está sub-utilizada. Em 2014 e 2015 muitas empresas investiram em infraestrutura de TI, apenas para ver o seu quadro de funcionários e clientes diminuir em 2016 e 2017. Isso quer dizer que hoje muitas empresas estão com excesso de infraestrutura. São pontos de rede, servidores e switches que não estão sendo utilizados porque hoje essas empresas tem menos funcionários. Quando essas empresas recomeçarem a contratar (e muitas já estão crescendo novamente) ainda assim não vão precisar contratar mais infraestrutura.

Outra situação que não está ajudando é a estabilização da tecnologia. Quando as redes migraram de 10Mps para 100Mbps, havia demanda e todo mundo (mesmo quem tinha infraestrutura nova) precisou jogar tudo fora e migrar. De 100Mbps para 1Gbps foi mais ou menos a mesma coisa. Agora, todo mundo tem infra de 1Gbps, e quem ficou em 100Mbps percebeu que nem era necessário ter migrado para 1Gbps, até porque agora a grande maioria dos serviços estão sendo migrados para a nuvem, onde o gargalo é a conexão Internet e os serviços são altamente otimizados para economizar banda.

Obviamente sempre vão existir as mudanças, mesmo que sejam de diminuição de tamanho, onde uma empresa entrega um imóvel maior para ocupar um menor, e ai é obrigada a contratar a infraestrutura desse novo escritório. Ou então crescimentos inesperados, onde algumas empresas acabam ocupando um nicho de mercado tão grande que são obrigados a crescer muito e, assim, contratar mais infraestrutura do que tem instalado. Mas isso deve ser caso raro nos próximos 1 a 2 anos.

Sendo assim, a não ser em casos muitos específicos, ainda devemos ter um crescimento bem pobre nesse mercado de TI em geral no Brasil. O jeito é se segurar e esperar para 2018 chegar logo!

Eu adoraria, estar errado neste caso. Se você tem uma opinião diferente, coloque abaixo nos comentários e deixe a gente como você está sentido este ano de 2017.

Compartilhe este artigo

Por último, se você achou útil este artigo, por favor compartilhe este artigo você também, utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+, porque assim outros podem ter acesso.

Comentários