Cabo Ethernet maior que 100m funciona?

Apesar do Ethernet ter sido projetado para funcionar com distâncias de até 100m (entre o switch e o equipamento), não é raro encontrarmos instalações com cabos acima desse limite, e funcionando! Então, o que acontece (ou o que pode acontecer) se for usado cabos Ethernet além desse limite?

O primeiro sintoma de uso de cabo Ethernet acima de 100 m é frio na espinha. Essa é a sensação de qualquer profissional de TI ao ficar sabendo que uma instalação tem Ethernet maior que 100 m. Isso porque se qualquer coisa parar de funcionar, lá vai estar um possível suspeito. Assim quem usa um cabo Ethernet maior que 100 m vai estar sozinho e caso tenha alguma problema, provavelmente nenhum fabricante ou profissional de TI vai querer ajudar.

Mas vamos supor que você colocou o cabo mesmo assim? Será que eu corro o risco de queimar algo? Vou estragar fisicamente alguma coisa? A resposta é não. As portas Ethernet possuem diversos mecanismos de proteção e em condições normais nenhum dano permanente deve ocorrer.

Então porque não se recomenda cabos acima de 100m? Que problemas podem acontecer?

Possíveis problemas

O primeiro problema é perda (ou intermitência) de conexão por interferência. O cabo Ethernet (como qualquer cabo) é uma grande antena, que capta interferências, seja de outros cabos Ethernet, reatores de lâmpadas, motores, etc. Em 100 m temos certeza que essas interferências (se dentro de níveis normais) não vão afetar significativamente a comunicação. Quanto maior essa distância, maior a chance de paralisação na comunicação. E essa paralisação pode ser muito curta (imperceptível) ou por longos períodos.

Se o cabo Ethernet passar próximo de instalações elétricas e motores, maior a chance de problemas. Existe também a interferência entre cabos Ethernet próximos, então se forem poucos cabos (ou apenas um cabo) a chance de problema é menor. Para conexões de 100Mbps esses problemas são menores, já para conexões 1Gbps a situação é mais crítica.

Outro problema é a perda de sinal. Quanto maios longo o cabo, mais fraca a tensão que chega na outra ponta. Nesse caso o uso de cabo Cat. 6 (que são maios grossos) são melhores e menos sensíveis. Além disso o conector RJ-45, com o tempo, oxida e perde condutividade, então uma instalação que funciona hoje, pode parar depois de poucos meses caso o cabo seja muito longo.

O próximo problema da lista é o de descargas elétricas: um raio que cai perto de um cabo induz uma corrente. Quanto maior esse cabo, maior a corrente e - consequentemente - maior a chance de queimar definitivamente o switch e/ou o equipamento conectado.

O protocolo Ethernet também tem uma sensibilidade com relação a essa distância. Sem entrar no "tecniques", basta saber que o Ethernet leva em conta o tempo que a eletricidade leva para passar de uma ponta para outra do cabo (é um tempo bem pequeno, mas não é insignificante). Admito que é raro, mas isso pode causar perda de pacotes no switch. Novamente, quando tudo funciona, isso não vai preocupar ninguém, mas se algo não funcionar, sempre vai ter alguém suspeitando do tamanho do cabo.

Por último, se você estiver usando PoE (Power Over Ethernet) ai então temos um grande risco de falta de tensão adequada na ponta, sendo assim o equipamento alimentado não funciona, ou funciona de maneira intermitente, reiniciando (rebotando) constantemente.

Resumo

Ninguém em sã consciência vai recomendar uma instalação acima de 100 m, porém se você se deparar com uma, aqui vão algumas dicas:

  • forçar a porta do switch e do equipamento para 100Mbps (se o equipamento funcionar adequadamente com apenas 100Mbps).
  • rotear os cabos longe de cabos de elétricos, motores e lâmpadas fluorecentes.
  • não passar vários cabos Ethernet juntos
  • rezar para não que nenhum equipamento tenha nenhum problema, porque se acontecer você não vai ter certeza se é realmente o equipamento ou o cabo

Compartilhe este artigo

Por último, se você achou útil este artigo, compartilhe este artigo você também, utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+, porque assim mais gente terá acesso.

Comentários