O que significa realmente "Cloud Computing" ou "Computação em Nuvem"?

Quem assistiu os desenhos animados do Papaléguas e Coiote deve lembrar bem da clássica nuvem de poeira que servia para fazer o Coiote de bobo (as vezes chegava a dar dó). O termo "Cloud Computing" ou "Computação em Nuvem" ter mais a vez com esse tipo de nuvem de poeira do que com as nuvens no céu. Vamos entender melhor.

Tudo começou a muito, muito tempo atrás, na pré-história das redes WAN, quando inventaram os primeiros meios de comunicação, que eram os modems ponto-a-ponto, ao redor dos 16Kbs (só lembrando, hoje uma banda larga é pelo menos mil vezes mais rápida que isso).

Vamos pegar como exemplo um banco daquela época, como o gerente de redes WAN daquela época desenharia um diagrama da rede? Naquele tempo ele desenharia assim a conexão entre a matriz, unidades regionais e filiais:



Repare que existe uma conexão ponto-a-ponto entre para cada localidade. Além disso cada linha vermelha representa dois modens: um em cada lado. Na sede do banco, temos então 6 modens apenas nessa localidade. Imagine um banco com centenas de localidades, que bagunça de modems e cabos isso era.

Para resolver esse (e outros problemas) as operadoras criaram as redes de pacotes, com protocolos como X.25, depois veio o Frame Relay, ATM, MPLS, etc. A grande vantagem desses sistemas era que cada localidade era conectada a um equipamento dentro da operadora, algo mais ou menos assim:



As caixas pretas representam os comutadores de pacotes (esse era o nome que as operadoras davam para os roteadores). Repare que agora cada localidade tem apenas uma conexão, além de outras vantagens como redundância, facilidade de adição de novas localidades, etc.

Repare também que essas caixas pretas eram da operadora, então ela podia colocar novas caixas, trocar de localidade, etc. Tudo isso sem que os clientes fossem informados.

Ai surgiu uma questão: como representar essas conexões, agora que o banco (ou o cliente da operadora) não sabia mais o que estava ligado onde? Nesse momento alguém veio com a ideia de usar uma nuvem para representar a operadora (talvez inspirado no Papáleguas, quem sabe?). Assim o diagrama de interconexão ficava desta forma:



Esse nuvem significa que o gerente de TI não sabe mais o que está ai dentro, e nem se importa. O que importa é que as localidades estão se falando e que alguém (a operadora) está tomando conta da intercomunicação.

Mas repara que neste cenário ele *sabe* onde estão os servidores. Por exemplo, os servidores de e-mail estão na sede e servidores de backup nas regionais, assim:



Obviamente a maioria dos funcionários do banco não sabiam onde os servidores ficavam. Na verdade a maioria nunca soube nem como funcionava o e-mail e realmente não se importava. Mas o gerente de TI, o administrador de sistema e os demais profissionais de TI sabiam exatamente onde estava cada servidor.

Ai veio a Internet e algumas novas tecnologias (balanceamento de carga, virtualização, DNS load balance, etc, etc. - um dia vou fazer um artigo sobre cada uma dessas tecnologias) que permitiram uma nova mudança: colocar o servidor em um data center de terceiro, com a informação distribuída entre várias localidades (para alta confiabilidade). E a partir daí o pessoal de TI desse banco não sabe mais onde os servidores estão. Como representar isso? Novamente, colocando o desenho do servido "na nuvem":



E pronto, temos ai a origem do termo "Cloud Computing" ou "Computação em Nuvem".

Comente e compartilhe este artigo

Se você tem alguma dúvida, ou achou que algum ponto não ficou clado, por favor coloque sua pergunta nos comentários abaixo que eu tento responder o mais rápido possível.

Por último, se você achou útil este artigo, por favor compartilhe utilizando os botões do Twitter, Facebook e Google+ para que outros possam ter acesso.

Comentários