Importância da TI nos Projetos de Arenas e Centros Esportivos

Hoje o Brasil vive uma época de grandes obras voltadas para os grandes eventos, principalmente esportivos. Temos a Copa do Mundo em 2014, Olimpíadas em 2016 e ainda fomos candidatos a outros eventos, como a feira mundial Expo 2020 (estar porém fomos eliminados nas "semi finais").

No entanto pouca gente sabe qual a real importância da TI e Telecom na estrutura e suporte a esses eventos e áreas.Existem facilidades óbvias a serem fornecidas por essa infraestrutura de comunicações (tais como acesso Internet e telefonia IP), porém existe hoje em dia uma série de serviços dentro desses ambientes que dependem 100% da TI e Telecom, porém pouca gente sabe.

Dentro da classificação "uso óbvios para estrutura de TI dentro de um estádio esportivo" temos então a rede interna, administrativa do local, com acesso Internet para funcionários e colaboradores. Além disso hoje em dia a telefonia IP já está se tornando padrão em qualquer novo projeto, assim o suporte a telefonia também é obrigação mínima da rede.

Os visitantes, membros da imprensa e autoridades também precisam de pelo menos um acesso Internet de boa qualidade, normalmente através de uma rede sem fio que seja controlada, mas que permita a comunicação dessas visitas temporárias com o resto do mundo.

O sistema de controle de acesso (catracas, fechaduras eletrônicas, etc.) também hoje são controladas por um servidor central. Esses estádios e arenas - pelo seu tamanho - tem normalmente diversas entradas, portões de acesso e ponto de controle por ondem podem passar também grande quantidade de pessoas: repórteres e autoridades recebem passes temporários enquanto que funcionários tem seus crachás de acesso permanente. Já os torcedores tem seus ingressos que também precisam ser validados. Para evitar fraudes e garantir a segurança é necessário um sistema de controle de acesso centralizado, coordenando todos os pontos de interação.

 Os sistemas de segurança tais como câmeras de segurança e sensores de incêndio precisam ser espalhados por toda a área. Toda essa estrutura se integra ao sistema de controle de acesso para garantir a segurança de todos dentro do ambiente.

Os sistemas de sinalização (chamados coletivamente de digital signage) são painéis informativo colocado dentro desses ambientes usados normalmente para informar e anunciar de maneira dinâmica. São televisores que substituem as antigas placas e podem mostrar animações e o conteúdo pode ser mudado com facilidade, adaptando-se ao contexto e audiência. Esses televisores possuem um pequeno computador que recebe, de um servidor centralizado o conteúdo que devem apresentar.

Outro item importante que tráfega na estrutura de rede em estádios e arenas é áudio para anúncios ao público. Seja para tocar o hino nacional, anunciar o inicio da partida ou indicar quem marcou um gol, esse áudio é divulgado através de grandes alto-falantes, ligados em amplificadores que, por sua vez, recebem o áudio através da rede Ethernet. Dessa forma um servidor na rede local pode fazer a difusão de uma mensagem para todos os alto-falantes do estádio ou então fazer um anuncio apenas para uma área específica, como por exemplo na área de imprensa ou áreas VIP.

Vale salientar que em caso de uma emergência (por exemplo um incêndio) é preciso coordenar diversos desses sistemas: o sistema de sensores detecta o princípio de incêndio, as câmeras de vigilância auxiliam as equipes de bombeiro na ação de combate enquanto que o sistema de áudio e digital signage informam quais as melhores saídas. Tudo isso sincronizado com o sistema de controle de acesso de forma a liberar todas as vias de acesso e catracas, para que não haja tumulto.

Sendo assim, a tecnologia e a demanda dos usuários tem feito a infraestrutura de rede (TI e Telecom) dentro das áreas, estádios e grandes áreas esportivas, uma estrutura essencial e importante, onde questões como confiabilidade, redundância são tão importantes como performance, cobertura, abrangência e capacidade de diferenciação (priorização) de tráfego.

Por último, se você achou útil este artigo faça como os demais: não esqueça de compartilhar usando os botões de Twitter, Facebook ou Google+ abaixo, porque outros podem também se interessar por este artigo.

Comentários