Como converter o aspecto de uma apresentação, de 4:3 para 16:9 e vice-versa.

Para quem, como eu, tem que fazer constantes apresentações, o surgimento das telas widescreen criou uma série que parecer ser simples e que deveriam ser estupidamente simples de resolver, mas que na prática são trabalhosos e difíceis.

Antes do surgimento da tecnologia widescreen tínhamos apenas a relação de proporção da TV convencional, chamada de 4:3. Os monitores e datashow tinham resolução de 800 x 600 ou 1024 x 768. Se você dividir 4/3 ou 800/600 você irá encontrar o mesmo valor (a mesma relação) 1,333. O 1024/768 dá 1,4, mas ainda assim bem próximo do 1,3.

Com o surgimento da tecnologia widescreen começamos a ter situações aonde a tela de projeção tem essa relação 16:9 (ou seja, 16/9 = 1,777), já bastante diferente.

Quando criamos uma apresentação (por exemplo utilizando Powerpoint) informamos qual a relação entre altura e largura e, por default, é 4:3. Se tentarmos "esticar" a apresentação 4:3 em um monitor ou datashow widescreen acabemos ficando com imagens achatadas e letras distorcidas. Um efeito bastante irritante que afeta a atenção da audiência e consequentemente a eficácia da apresentação.

Por outro lado se mantemos a relação de 4:3 em um monitor/datashow 16:9 acabamos ficando com duas tarjas pretas nas laterais. Um efeito menos nocivo que o achatamento das imagens,  mas por outro lado acabamos usando apenas uma parte da resolução disponível e a tela fica menor do que poderia, dificultando assim a visualização de quem está mais distante (um efeito  ruim em apresentações com muitos participantes).

Uma solução seria ter cada apresentação criada nos dois formatos e escolheríamos a mais apropriada para cada situação. O problema é que a coisa é mais trabalhosa do que parece.

Templates e Pano de Fundo

Para facilitar a criação das apresentações normalmente usamos um template, com os tipos de slides disponíveis e já criados: título, título com imagem, sessão, etc. Todos esses slides-modelo precisam ser recriados e redimensionados.  Isso inclui o pano de fundo, que normalmente contêm o logo da empresa e decorações comuns a todos os slides.

Esse template precisa ser refeito, nessa nova relação de tamanho.

Texto e Imagens

Uma vez com o novo template podemos fazer Copy & Paste dos slides. Essa é a melhor (ou "menos pior", porque a coisa não é tão fácil) forma de migrar os textos e imagens de um formato para o outro.

Os textos são a parte mais fácil. As fontes se adaptam normalmente, então nunca ficam distorcidas. Porém o fluxo de texto muda. No formato 4:3 você tem mais "altura" e no formato 16:9 você tem mais "largura" para fluir o texto. Dessa forma as caixas de texto precisam ser redimensionadas e o fluxo de texto redimensionado.

Assim, por exemplo, um slide que continha 6 bullets curtos, passa a caber apenas 5 bullets, porém eles podem ser mais extensos. Ou então você precisar diminuir a fonte para caber a mesma quantidade de texto (o que vai dificultar a leitura dos participantes) e ficar com uma área vazia no slide.

No caso das imagens, todas elas ficaram distorcidas na conversão. Não existe nada que possa ser feito com relação a isso, infelizmente. Assim você terá que clicar em cada uma das imagens e corrigi-las individualmente. Para isso precisa clicar com o botão da direita na imagem, selecionar "Formatar Imagem" (Office 2010), selecionar opção "Tamanho..." e colocar a escala (altura e largura) com a mesma porcentagem. Um processo manual e cansativo. Você pode tentar re-dimensionar a imagem manualmente, corrigindo a distorção diretamente movendo um canto da imagem, porém eu não recomendo esse procedimento porque a precisão é ruim, muito provavelmente você irá manter a proporção incorreta e quem estiver assistindo vai perceber.

Além disso, depois que você redimensionar  a imagem é provável que ela não fiquem bem posicionada nem bem alinhada com o resto do slide. Você ainda terá o trabalho manual de re-alinhar cada imagem.

Animações e Transições

As animações e transições de slide vão se manter inalteradas na migração de formato para outro, porém algumas dessas animações/transições dependem da posição de outros objetos na tela. Ou seja, você também terá que revisar cada uma dessas animações e transições, corrigindo quando necessário.

Finalizando

Por último, você vai precisar verificar o resultado final, utilizando um monitor apropriado, de acordo com a proporção escolhida, para repassar toda a apresentação e verificar alguma imperfeição que tenha passado desapercebida.

Muitas vezes o trabalho de conversão é tão grande que eu prefiro criar uma nova apresentação para cada formato. Com isso  consigo organizar melhor as informações (menos bullets na 16:9, porém com mais longos, por exemplo) mantendo a mensagem que quero passar, mas modificando a linguagem de acordo com formato. Pode ser uma atitude extrema, que dá muto mais trabalho, mas por outro  lado estou falando de uma apresentação que precisa - muitas vezes - impressionar a audiência. Nesse caso, onde todo o detalhe conta, essa pode ser a melhor saída.

Quanto tempo será que vai levar para os projetores Widescreen tomarem de vez o mercado dos projetores 4:3? Se é que algum dia isso vai acontecer...

Se você gostou do artigo, não esqueça de compartilhar usando os botões abaixo, para que mais gente tenha acesso a ele.

Comentários