Usando dois monitores em um computador

Você já deve ter visto pessoas que usam dois monitores no mesmo computador. Esse é um recurso muito utilizado pelo pessoal de TI e normalmente está associado a usuários "nerds" ou "malucos que conseguem fazem várias coisas ao mesmo tempo". No entanto mesmo para "usuários normais", ter dois monitores ao mesmo tempo pode sim gerar um ganho de produtividade e tornar mais fácil algumas tarefas comuns.

Eu sou um usuário assíduo de dois monitores e resolvi escrever este texto para exemplificar alguns dos benefícios. Vale lembrar que para quem trabalha em notebooks, usar dois monitores é algo tecnicamente muito fácil de se fazer (veja o capítulo abaixo "Como instalar o segundo monitor").

Antes de começar com a lista de vantagens, queria também fazer um comentário para aqueles que adotam a estratégia de usar um monitor grande e dividir a tela e duas "áreas", com programas distintos. Realmente o efeito é parecido, porém o uso de dois monitores tem algumas vantagens em relação ao monitor grande, aqui vão algumas:

  • maior resolução: se tenho dois monitores, temos muito mais pixels. Isso significa que a resolução fica melhor, mais fácil de ler e visualizar
  • é mais fácil organizar a tela, basta arrastar os programas de um lado para o outro. Não precisamos ficar arrumando o tamanho das janelas ou usando programas extras para isso.
  • o custo de um monitor grande é muito maior do que usar dois monitores menores.


Vantagens de se usar dois monitores

Evitar o uso constante do Alt+Tab

Na verdade esse é o principal indicador de que você pode se beneficiar de dois monitores. Naqueles momentos quando você precisa ficar mudando constantemente de uma janela para outra, se você tivesse dois monitores, colocaria uma janela em cada e simplesmente levaria o mouse de um lado para o outro. Muito mais simples e prático. Copy de um lado, Paste do outro; simples assim.

Apresentações

Os programas de apresentações, como o PowerPoint permitem que você use dois monitores, sendo que um mostra a apresentação e o outro mostra quais são os próximos slides, as anotações, etc. Além disso, quando é necessário fazer alguma consulta rápida. Por exemplo acessar a intranet para obter resposta imediata a uma pergunta feita pela audiência ou então acessar um e-mail, sem que todos vejam a sua caixa de entrada.

Eu faço muitas apresentações via web (webseminários). Eu compartilho um monitor com a audiência e deixa o outro para verificar a lista de participantes, o Skype, abrir uma página web para coletar informações de última hora, etc.

Cópia, conferência de textos ou planilhas

Muitas vezes precisamos fazer a cópia de trechos de um texto para outro, uma de planilha para um relatório. Com apenas um  monitor, precisamos mudar de uma janela para outra, o que atrapalha a concentração. Com dois monitores

Tradução de textos

Para quem tem que fazer versão de textos, por exemplo traduzir um catálogo de inglês para português, ser capaz de ver o original em paralelo com o texto traduzido facilita muito o trabalho.

Trabalhar em paralelo com a vida social

Em uma tela coloco meu Skype, leitor de Twitter, facebook. Na outra coloco meu ambiente de trabalho com e-mail e editor de textos. Assim, por exemplo, quando estou divulgando um novo programa de treinamento, consigo monitorar a evolução da divulgação, quem está se inscrevendo, "re-twitando", etc.

Neste mundo tecnológico, aonde até mesmo o nosso lado profissional tem vida social, manter um contato próximo com os meios sociais virtuais pode ser importante.

Outros

Esta foi apenas uma lista inicial das vantagens em se usar dois monitores. Seguramente existem várias outras aplicações.

Como instalar o segundo monitor

Se você trabalha usando um notebook, meus parabéns: já tem tudo que precisa (obviamente, além do monitor extra) para instalar o segundo monitor.

Os notebooks modernos tem saída VGA, que normalmente é utilizada para apresentações através de um datashow, porém basta conectar um monitor nesse conector VGA e você terá um sistema com dois monitores.

Infelizmente, para quem usa desktop seria necessário instalar uma segunda placa de vídeo. Nesse caso eu realmente recomendo que você busque ajuda de alguém que entenda desse tipo de coisa, um técnico de computador, que instale para você essa segunda placa.

Habilitando os dois monitores

Quando você conectar o segundo monitor o seu computador vai identificar automaticamente. Um computador pode user o segundo monitor de duas maneiras: como cópia do monitor principal ou como uma extensão do monitor principal.

Se, quando você conectar o segundo monitor, não aparecer nada na tela (a não ser o seu pano de fundo), parabéns, você conseguiu. A tela vai estar vazia porque você ainda não jogou nenhum programa para lá. Abra um programa qualquer (navegador, editor de textos, etc.), pegue a barra superior (parte de cima da janela) com o mouse e "arraste" para a tela nova. Simples assim.

No entanto, se você conectar o monitor e ele apenas copiar o conteúdo da sua tela principal (tudo duplicado) então você precisa configurar o seu sistema operacional. No Windows, basta fechar todas os programas e clicar com o botão da direita no seu background (em qualquer lugar vazio da sua tela). Selecione a opção "Screen Resolution" ou "Resolução de Tela", lá você vai conseguir mudar essa configuração, selecionando a opção "Multiple Displays" para "Extended Monitor". Além disso você consegue mover o monitor dois para esquerda ou direita (clique e arraste) para posicionar ele corretamente em relação à sua mesa. Veja a imagem no topo deste artigo.


Comentários