Você conhece os conectores de rede RJ point five?

Qualquer profissional de TI conhece os conectores RJ-45, utilizados principalmente em redes (mas que também surgem em instalações de câmeras analógicas, telefonia, etc.). Eles existem já a várias décadas e são padronizados pela norma TIA/EIA-568 e são uma das razões do baixo custo nas instalações de redes.

No entanto a cada dia que passa mais e mais equipamentos são conectados à rede, o significa que existe uma pressão constante em se conectar mais "coisas" à rede. Com o conector RJ-45 os fabricantes conseguem normalmente colocar 48 portas em 1U de rack (19 polegadas), quer seja um switch ou patch panel.

Estão surgindo novas propostas de padrão de conectorização que ocupem menos espaço e - consequentemente - permitam uma maior densidade de portas por unidade de rack. Entre estas propostas está o conector RJ point five, na figura I temos a comparação de tamanho desse conector com um RJ-45 tradicional.

Esse novo conector permite uma maior densidade de portas, permitindo a criação de switches e patch panels com o dobro de densidade do permitido com o os conectores RJ-45.

É verdade que existiam outras formas de conectividade "no atacado" como conectores RJ-21/Telco-50, que conectavam várias portas ao mesmo tempo, porém esses conectores exigiam o uso de um patch-panel para "abrir" essas conexões e dai usar patch cords para conexão com as portas no patch-panel da rede, o que significava o uso do dobro de espaço no rack (equipamento + patch-panel). Com a introdução dos conectores de alta densidade como o RJ point five é possível o uso de patch cords Rj point five nas duas pontas, conectando  diretamente a porta do switch diretamente no patch-panel da rede.

Assim já estão começando a surgir equipamentos com densidade de 90 a 100 portas Gigabit por unidade de rack 19 polegadas, dobrando assim a capacidade dos racks atuais.

Se quiser saber dos meus próximos posts, você pode me seguir no Twitter http://twitter.com/mlrodrig

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito do blog, tá de parabéns!