Como lidar com smartphones, tables e outras distrações em uma reunião.

O cenário não é raro: você está fazendo uma apresentação importante, ou esta em uma reunião aonde está passando a todos informações críticas para o andamento das suas atividades. Ao mesmo tempo um ou mais participantes estão enviando SMS, lendo e-mails ou atualizando o status em algum site social.

Você precisa da opinião e participação desses participantes para dar continuidade ao seu trabalho, mas alguns insistem em estarem presentes apenas "em corpo". O pior é que a distração é contagiosa: aqueles que estavam prestando atenção na sua apresentação passam a notar as atividades paralelas, se distraindo também.

O que fazer nessas situações?

É importante notar que quanto maior for sua ascendência sobre os demais participantes, mais fácil fica lidar com a situação. Ser "o chefe" não é garantia de solução simples para o problema, mas você há de convir que pelo menos é melhor do que lidar com um cliente distraído ou quando a pessoa atualizando o Facebook é na verdade o seu superior direto (dando mal exemplo ao resto da equipe).

Algumas pessoas assumem essa atitude de multitarefa com a perspectiva de que consegue fazer duas coisas ao mesmo, prestando atenção na apresentação e no e-mail sem perder nada. Também é verdade que muitas vezes as pessoas estão olhando para você, mas com pensamento distante, então ter o olhar não significa necessariamente que você tem a atenção. No entanto o ser humano é essencialmente visual, isso significa que seguramente o maior foco estará naquilo que a pessoa esteja olhando. Alguém respondendo a um e-mail até pode prestar atenção em algumas das palavras que você estiver dizendo, mas seguramente não estará prestando a atenção suficiente para tomar uma decisão apropriada ou fazer uma sugestão coerente. Quem não está olhando para você seguramente não estará 100% a par do que você está dizendo e ponto final.

Em primeiro lugar, é importante tentar fazer os participantes deixarem os aparelhos de lado logo no começo da apresentação/reunião. Se você tiver autoridade, sugira que todos deixem os aparelhos do lado de fora da sala ou então em uma cesta (ou gaveta). Também vale convocar a todos para criarem uma política de uso de aparelhos dentro de uma reunião. Os desatentos são normalmente minoria, assim criar uma política coletiva ajuda a coibir os abusos.

No caso de que você não tenha uma possibilidade de controle sobre os participantes - por exemplo quando houver um cliente ou superior entre os participantes - você pode começar dando o exemplo. Imediatamente antes de iniciar a apresentação, faça questão de pegar o seu celular/tablet e se certificar de que estão desligados, inclusive anunciando para todos ouvirem: "será que desliguei o meu celular? Deixa eu verificar... a sim, estão todos desligados".

Se durante a reunião ainda assim houver casos de pessoas se distraindo com essas coisas, procure trazer a pessoa para a reunião. Comece fazendo uma pergunta curta e simples diretamente a essa pessoal. Ela vai estar escutando algumas das palavras, assim, se você fizer uma pergunta com resposta do tipo "sim ou não", a pessoa provavelmente conseguirá responder apropriadamente (então não cairá em uma situação constrangedora) e deve voltar a focar na sua participação.

Caso exista alguém que regularmente insista em não prestar atenção nas reuniões, verifique se ela realmente precisa estar presente. Talvez seja apenas uma questão de que a pessoa não se veja influenciada pelas decisões da reunião e talvez preferisse estar fora, dando conta das suas atividades. Nesse caso, talvez seja uma boa ideia conversar com ela (ou com alguém que possa ajudar) para que essa pessoa seja dispensada, contudo cuidado para não causar constrangimentos.

Também preste atenção no seu comportamento. Talvez a apresentação esteja realmente desinteressante. Talvez os participantes queiram ouvir algo diferente. Talvez você esteja sendo muito monótono ou técnico  demais a ponto de confundir os participantes. Mude o discurso apropriadamente (se você estava sendo técnico, mude para um discurso mais voltado a negócios, ou vice-versa), acelere o passo ou simples conte uma piada (que seja apropriada para o ambiente corporativo). Mesmo que você não seja um bom humorista, apenas o fato de você tentar ser engraçado desastradamente vai gerar um fato novo que ajudará a trazer a atenção dos participantes. Em último caso, conte com a ajuda de um colega realmente próximo que possa te dar uma opinião sincera sobre a qualidade das suas apresentações e tente melhorar, caso seja apropriado.

Por último, caso não consiga a atenção de quem é essencial, então só tem uma saída: seja repetitivo. Por exemplo, se o principal decisor do cliente resolve responder a um SMS bem no slide mais importante da apresentação, reduza o passo, repita a mesma frase duas vezes (apenas mudando uma ou duas palavras) e de tempo para que ele consiga assimilar essa a informação importante ao mesmo tempo que digita. Os demais vão compreender a situação e entender o que você está tentando fazer; eventualmente poderão ajudar a trazer o foco em você.

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