O GPS você já conhece, mas o IPS? O Indoor Positioning System vai te guiar em áreas internas.

A tecnologia de GPS já é bem conhecida de todos, então acho que não necessita de apresentações. Porém ela tem algumas limitações importantes, entre elas a de não funcionar em áreas fechadas. Assim ela é excelente para guiar você no trânsito das cidades (exceto quando a voz do equipamento te manda entrar em uma rua contra-mão ou quando ele te pede para passar por uma rua que não existe, mas isso já é outra história).

No entanto o GPS do seu celular não pode ser utilizado para te ajudar a andar dentro de um shopping center ou encontrar seu acompanhante dentro do supermercado (eu sempre me perco da minha esposa quando vamos fazer comprar e depois tenho que ficar andando de um lado para o outro entre as gondolas até encontra-la). O mesmo vale para a localização de funcionários dentro da empresa. Será que o diretor saiu? Foi para uma reunião? Está conversando com alguém no departamento técnico? O GPS não ajuda em nenhum desses casos.

Porém nada tema, pois o IPS está chegando para salvar o dia. O Indoor Positioning System é uma tecnologia que está sendo desenvolvida para permitir a localização mesmo em áreas internas. Ela provavelmente estará disponíveis nos primeiros smartphones a partir de 2013, isto é, se os Maias estiverem errados e o mundo não acabar em Dezembro :) .

Ao contrário do GPS, que depende de uma única fonte de informação (os satélites) o IPS será baseado em uma série de informações diferentes: Wi-Fi, acelerômetro, medidor de campo magnético, Bluetooth, NFC, giroscópio. Todas essas tecnologias já estão disponíveis nos smartphones (obviamente nem todas estão em todos os smartphones, mas nenhuma é grande novidade).

O IPS funciona primeiro baseado no GPS. O smartphone, via GPS, saberá aonde está em área externa. Quando o smartphone perder o sinal do GPS, começará a contar os passos do usuário ou velocidade do veículo via, por exemplo, acelerômetro, giroscópio e medidor de campo magnético. Empresas como Nokia e Google estão mapeando os sinais de Wi-Fi dentro de áreas públicas e assim o smartphone, poderá também usar essas informações para identificar aonde está.

Além disso o equipamento estará coletando continuamente informações sobre esses sinais Wi-Fi e Bluetooth, por exemplo para identificar quando o usuário está em casa ou no vizinho.

Essas tecnologias são imprecisas se forem usadas individualmente, porém ao serem combinadas eles irão permitir uma boa precisão, na casa de alguns metros, dentro de áreas internas. Também pode-se pensar em shopping center, parques de diversão e supermercados instalando antenas Wi-Fi e Bluetooth de baixo custo, apenas para gerar sinais que permitam aos smartphones se localizarem.

Aplicações

Não precisa pensar muito para identificar as aplicações dessa tecnologia:

  • serviço de localização dentro de shopping center. Como chegar na loja de móveis? A voz do smartphone vai te guiar: a 5 metros entre no corredor a esquerda, depois ande 20 metros e se prepare para virar a direita. Em um shopping com mais de um estacionamento, o GPS vai te guiar até a garagem mais próxima da loja e o IPS te guia dentro do shopping.
  • localização social. Você vai fazer compras no supermercado, será que algum amigo também está por lá? No shopping center, tem algum conhecido por perto? Obviamente que os demais precisarão compartilhar a localização socialmente, mas isso é algo que já é possíveis através de vários serviços como o Google Latitude.
  • localização de colegas dentro do ambiente de trabalho e otimizar operações de logística, acompanhar o trajeto do pessoal de segurança, etc.
  • propaganda direcionada. Se você compartilhar a sua informação de localização com o supermercado, eles poderão te enviar mensagens de promoções e novidades na hora em que você estiver passando pelo corredor daquele produto.
  • calcular quantas calorias você gasta durante o dia (eu tenho minhas dúvidas sobre a real necessidade de um aplicativo desse tipo, porém eu tenho certeza que será um sucesso).
  • os pais poderão acompanhar os passos dos filhos, ao melhor estilo Big Brother.
  • obviamente, haverão outras que serão viabilizas.
Se você gostou do artigo, compartilhe usando os botões Twitter, Facebook e Google+ abaixo, para que mais gente tenha acesso.




Comentários