Iperf: ferramenta de testes de carga em rede

Quando um administrador de rede modifica algo na rede, sempre surge a dúvida: com ter certeza se está funcionando? Um teste de conectividade ou ping ajuda a verificar se existe algum erro grave, mas não ajuda a simular um momento de alto tráfego. Como fazer para saber como a rede vai se comportar quando houver um pico de tráfego? O que fazer? Esperar o pico de tráfego acontecer (e ai descobrir que algo não está funcionando bem na hora que os usuários mais precisam?


Ai entra as ferramentas de teste e, principalmente, o Iperf. Ele é um gerador de carga em rede, capaz de gerar e simular um grande volume de tráfego e ocupar o máximo possível da rede, permitindo a simulação de situações para testar configurações como agregação de links (será que o tráfego está sendo realmente balanceado?), priorização (será que as regras de QoS estão corretas?), e até mesmo testes de HW (será que o roteador suporta esse tráfego?).

O Iperf é uma ferramenta gratuita, open source, muito leve (não consome muita CPU e ocupa pouquissímo espaço em disco) e roda em diversos sistemas operacionais (até mesmo tablets e smartphones). Normalmente ele consegue usar todo o tráfego disponível em um equipamento, por exemplo, um notebook com placa Gigabit, ele consegue gerar 1Gbps de tráfego na rede.

Ele funciona em modo cliente e modo servidor. Ou seja, o mesmo programa deve ser executado em duas máquinas, uma será o servidor (que vai receber e contar o tráfego chegando) e o outra será o cliente (que vai enviar o tráfego que vai testar a rede). Assim podemos ter vários geradores (clientes) e um ou mais receptores (servidores) para criar um perfil de tráfego realmente pesado na rede.

Neste vídeo apresentamos, de mais maneira, como usar e configurar o Iperf para alguns tipos de testes mais comuns.




Comentários